domingo, 31 de maio de 2020

tremores sentidos em Gramado, rs

Os tremores de terra que assustaram moradores de Gramado na noite deste domingo (03) foram confirmados por técnicos das universidades de São Paulo e Brasília. As instituições mantém uma rede de estações sismológicas em diversas cidades do país. Uma delas está instalada em Canela. De acordo com o técnico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, José Roberto Barbosa, além da estação de Canela, quatro tremores foram registrados pelos sismógrafos de Itá, em Santa Catarina, e Pelotas.

Por volta das 14h, a magnitude ainda estava sendo estudada, mas era avaliada em 2,6 graus na escala Richter para o abalo mais forte. Mais cedo a magnitude era avaliada em 3,2 graus, mas o número foi corrigido após o cruzamento dos dados das estações. De acordo com os primeiros dados, o epicentro ocorreu a cerca de 2 quilômetros do centro de Gramado. Os especialistas consideram os tremores fracos, mas o suficiente para assustar pessoas que não estão acostumadas com o fenômeno.

De acordo com o professor do Instituto de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Roberto Cunha, embora haja uma falha na encosta da Serra que pode ser uma das possíveis causas, o mais provável é que o fenômeno seja resultado de reflexos de terremotos na Cordilheira dos Andes:
"Não existe uma comprovação muito clara de que fato existe essa ocorrência de falha ativa na região. Alguns trabalhos já citam isso, mas não existe nenhum modelo proposto para afirmar essa possibilidade".
Uma terceira hipótese é de que os tremores tenham sido causados por detonações em pedreiras. Essa possibilidade, no entanto, é improvável devido ao horário dos abalos, entre 22h45min e meia noite.

Terremoto em Gramado - A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sofreu uma sequência de quatro tremores de terra na noite de domingo (3), segundo o Observatório Sísmico da Universidade de Brasília (Obsis-UnB).  De acordo com o professor George Sande França, que coordena o observatório, essa foi a primeira vez que o fenômeno foi registrado na cidade gaúcha.
Em relatório divulgado na tarde de ontem (4), o Obsis informa que o primeiro abalo foi registrado às 22h46 (hora local) com magnitude de 2,6 graus na escala Richter, seguido por abalos com magnitude inferior a 2 graus. “São tremores muito pequenos, que não causam danos à população”, diz França.

Terremoto em Gramado – Observatório da UnB registra abalo sísmico

O Corpo de Bombeiros de Gramado informou que recebeu mais de 30 ligações, entre as 23h e as 2h, com relatos sobre o ocorrido. Segundo o soldado Fabiano Moura, a guarnição deslocou equipes principalmente para os bairros de Piratini e Floresta, mas não detectou a existência de abalos estruturais. “Praticamente todo mundo que viu ficou assustado, mas não houve estragos”, disse Moura.
Os tremores foram registrados pela estação de monitoramento instalada em Canela-RS, cidade distante 9 quilômetros de Gramado, que pertence ao Obervatório Sísmico da UnB. O observatório resgistrou este ano, além dos quatro tremores na cidade gaúcha, seis pequenos terremotos em Montes Claros (MG), um em São José da Lapa (MG) e um em Mutunópolis (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário