Ondas intensas atingem costas do Peru e do Equador
Eventos ocasionaram fechamento de portos na costa do Pacífico, a morte de uma pessoa no Equador e danos a moradores e pescadores
No Peru, fenômeno começou em 25 de dezembro e deverá afetar zonas do litoral norte, centro e sul do país
Agência de notícias
Publicado em 29 de dezembro de 2024 às 10h57.
Ondas de até quatro metros atingiram no sábado (28) as costas do Peru e do Equador e causaram o fechamento da maioria dos portos peruanos no oceano Pacífico, a morte de uma pessoa na cidade equatoriana de Manta e danos a pescadores e moradores da região, relataram as autoridades.
O fenômeno afetou dezenas de embarcações de pesca artesanal e comércios próximos à costa peruana. Também fez com que os ribeirinhos fugissem das inundações de calçadões e praças, segundo imagens veiculadas na mídia e nas redes sociais peruanas.
Fenômeno, segundo aviso divulgado nesta sexta-feira, irá prolongar-se até 1° de janeiro, afetando gradualmente diferentes zonas do litoral peruano
Por AFP — Lima
RESUMO
Peru fechou nesta sexta-feira 30 dos seus 121 portos devido às fortes ondas que atingiram a costa norte e central do país e causaram danos materiais a pequenos barcos de pesca artesanal e empresas, informou a Marinha.
“Temos vários portos fechados na costa norte e central do Peru devido às fortes ondas vindas do hemisfério norte”, disse o capitão da Marinha Enrique Varea ao canal de televisão N. “Essa ondulação vai aumentar até três vezes a altura das ondas em algumas praias”, acrescentou Varea.
A decisão foi tomada pela Diretoria de Capitania e Guarda Costeira da Marinha. Dos 121 portos ao longo de toda a costa peruana, banhados pelo Oceano Pacífico, 91 localizados no litoral norte e sul permanecem abertos.
A forte ondulação (com ondas de três metros) atinge enseadas e desembarques costeiros nas regiões de Tumbes e Piura, na fronteira com o Equador.
Alguns barcos de pesca artesanal e comércios próximos ao mar foram afetados, segundo imagens divulgadas na televisão e nas redes sociais. A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru alertou sobre a presença de ondas anômalas de intensidades que variam entre leves e fortes ao longo da costa peruana.
ste fenômeno, segundo o aviso divulgado nesta sexta-feira pela instituição, irá prolongar-se até 1 de janeiro, afetando gradualmente diferentes zonas do litoral norte, centro e sul do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário