Eu repasso o que vou encontrando pela minha caminhada. Se o encontro interessante o coloco no blog. A informação e tirada de livros, revistas, blogs que acompanho, diarios. Respeito o ponto de vista das pessoas, e acredito na liberdade de expresão em todas as suas manifestações. Todas as fotos postadas nesse blog são tiradas da net.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Huamea Planeta anão
O pequeno planeta Haumea está alem da órbita de Netuno. Tem a forma de um balão de rugby achatado e mede 2.000 kilómetros. Faz uma orbita completa em menos de cuatro horas, é uma maiores velocidades de rotação do sistema solar. A agua cristalizada que cobre o planeta e seus dois satélites (Hi'iaka y Namaka) os faz brilhar na oscuridão do espaço.
O cientista reconhece ainda não são conhecidos com precisão as órbitas e tamanhos planeta anão (dimensões aproximadas são tratados cerca de 2.000 x 1.500 x 1.000 km) ou de seus satélites. Na realidade, está muito longe de pontos brilhantes, cujos dados são obtidos de forma indireta.
Uma equipe internacional de pesquisadores confirmou que 75% de Haumea e 100% de Hi'iaka (que é cerca de 400 km de diâmetro) são cobertas com gelo de água cristalizado (com uma estrutura ordenada) e não, como seria de esperar , com gelo amorfo desorganizado devido à radiação solar. O estudo sugere que o planeta é composto por uma camada exterior e uma secção congelada interna feita entre 88% e 97% de rocha (com uma densidade de 3,5 g / cm 3).
"Uma vez que a radiação solar constantemente destrói a estrutura cristalina do gelo na superfície, as fontes de energia são obrigados a mantê-lo organizado. Ambos tomámos em consideração é que é capaz de gerar elementos radiogênicas (potássio-40, de tório-232 e urânio-238) a partir do interior, e as forças de maré entre Haumea e seus satélites (como pode ser visto a partir da Terra à Lua) ", disse Benoit Carry, co-autor do estudo e pesquisador do Centro da ESAC Agência Espacial Europeia (ESA), em Madrid.
Outro dos mistérios de Haumea é a presença de uma mancha escura, avermelhada, contrastando com a cor esbranquiçada do planeta. "Minha interpretação da fotometria no infravermelho é que esta área poderia ser mais rico em água com gelo cristalino o resto da superfície", disse ele SINC Pedro Lacerda, co-descobridor da mancha e astrônomo da Universidade de Queen, em Belfast (Reino Unido ). O pesquisador não descarta que algum tipo de mineral irradiado ou matéria orgânica pode gerar esta coloração.
Segundo os cientistas, os dois satélites poderia ter sido criado por um outro que foi quebrado no acidente em Haumea, que também pode ter sido causada pela rápida rotação do planeta anão e que moldou sua forma de bola de rugby. Alguns modelos numéricos têm mostrado que isso pode ter sido causado por um impacto bastante tangencial, relata Science Daily via Plataforma SINC.
Haumea é o quinto planeta-anão do sistema solar com Plutão, Ceres, Éris e Makemake. Sua existência foi confirmada em 2005, quando ele foi chamado 2003 EL61 (o código internacional de nomenclatura: ano da primeira observação, a metade eo número de ordem).
Leia mais: O planeta anão Haumea brilha com gelo cristalino
Obter links para seu In http://www.intentshare.com
http://www.astrofisicayfisica.com/2011/05/el-planeta-enano-haumea-brilla-con_12.htm
Assinar:
Postagens (Atom)