Eu repasso o que vou encontrando pela minha caminhada. Se o encontro interessante o coloco no blog. A informação e tirada de livros, revistas, blogs que acompanho, diarios. Respeito o ponto de vista das pessoas, e acredito na liberdade de expresão em todas as suas manifestações. Todas as fotos postadas nesse blog são tiradas da net.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
APOLO11.COM - Lua: bilhões de litros de água esperam por alguém. Mas quem?
El 13 de noviembre de 2009, la Agencia espacial de Estados Unidos anunció el hallazgo de agua en la Luna. Cuando, el 9 de octubre la NASA estrelló la sonda LCROSS y su cohete Centauro en el fondo del cráter Cabeus en el polo sur de la Luna, en una operación que buscaba confirmar la presencia de agua en el satélite. La colisión levantó una columna de material desde el fondo de un cráter que no ha recibido la luz del Sol en miles de millones de años.
El agua que se levantó por el impacto de la sonda podría llenar una docena de baldes de ocho litros, dijo el científico Anthony Colaprete. Los datos preliminares obtenidos del análisis de esos materiales “indican que la misión descubrió, exitosamente, agua (...) y este descubrimiento abre un nuevo capítulo en nuestro conocimiento de la Luna”.
“La concentración y distribución de agua y de otras sustancias requieren más análisis, pero podemos decir con seguridad que (el cráter) Cabeus contiene agua”, afirmó Colaprete
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
APOLO11.COM - Após 400 anos, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia
Após 400 anos, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia

Moradores locais contaram que alguns minutos antes da erupção, uma espessa camada de magma foi vista saindo da cratera de Sinabung. Algumas horas depois da explosão as cinzas já haviam se espalhado e atingido 30 quilômetros de distância desde o topo da montanha.
Localizado 2460 metros acima das coordenadas 3.17 N, 98.392 E, Sinabung é um vulcão do tipo estrato, formado pela deposição de material piroclástico ejetado durantes atividades passadas. Seu cume é composto de quatro crateras, sendo a maior delas com 300 metros de diâmetro, seguida de outra depressão com 150 metros de diâmetro que abriga um lago.
Apesar de Sinabung ter entrado em erupção praticamente sem emitir sinais e pegar a população de surpresa, a explosão da montanha não foi acompanhada de pânico. O país tem mais de 130 vulcões ativos e os indonésios são bastante acostumados às erupções vulcânicas, comuns em toda a ilha.
Foto: No topo, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia após 400 anos. Crédito: Reprodução sob licensa de Abola.pt/Youtube.
domingo, 22 de agosto de 2010
APOLO11.COM - Cientistas propõem solução para mistério do Triângulo das Bermudas
Cientistas propõem solução para mistério do Triângulo das Bermudas

Segundo o estudo, realizado pelos cientistas Joseph Monaghan e David May, da Universidade Monash, na Austrália, os misteriosos casos de desaparecimento podem estar ligados a gigantescas bolhas de metano que se desprendem do fundo do oceano.
Essas bolhas são formadas durante a atividade vulcânica desenvolvida em grandes profundidades, mas permanecem presas no interior das rochas. Quando se soltam, flutuam em grande velocidade até atingirem a superfície e de acordo com as novas simulações são capazes naufragar navios e até mesmo desestabilizar aeronaves.
A conclusão foi publicada pelo periódico científico American Journal of Physics e reflete seis anos de pesquisa do fenômeno.
O trabalho de Monaghan e May não é novidade entre os acadêmicos, mas é a primeira vez que uma simulação deste tipo foi realizada em supercomputadores utilizando dados sobre a quantidade de metano armazenada nos bolsões. Antes disso, as simulações eram feitas em tanques com modelos em escala, com resultados muito similares.

Há muito tempo os cientistas especulam sobre essa possibilidade e na década de 1960 o pesquisador Ivan Sanderson havia feito o primeiro mapeamento terrestre das concentrações de metano, verificando que além do Triângulo das Bermudas outros locais também apresentavam o mesmo fenômeno de grande escala, entre eles o Mar do Japão e o Mar do Norte, onde também ocorreram diversos casos de desaparecimento.
De acordo com os pesquisadores, as simulações mostraram que bolhas com grande quantidade de gás são realmente capazes de desestabilizar pequenas aeronaves que voam em baixa altitude. Além disso, os modelos confirmaram que bolhas de grande densidade podem fazer naufragar um navio de médio e grande porte ao se chocarem contra o casco.
Antes desse trabalho, alguns estudos mostraram que as bolhas de metano podiam forçar a queda de um avião pelo efeito da mudança da densidade do ar, fazendo a aeronave perder a sustentação. Além disso, por ser menos denso o metano provocaria falsas leituras no altímetro dos aviões, induzindo o piloto a acreditar que estivesse mais alto do que de fato estaria.
Artes: No topo, mapa mostra a localização do Triângulo das Bermudas. Acima, gráfico mostra o mapeamento de diversos bolsões de metano. Crédito: Apolo11.com/USGS